Call for Ideas

Quer criar o seu próprio emprego?
Tem uma ideia de negócio e quer pô-la em prática?
Quer criar e desenvolver a sua própria empresa?

O “Call for Ideas – Drive in do Empreendedor – Criação do Próprio Emprego, Negócio ou Empresa” é um programa de candidaturas para avaliar e selecionar ideias com potencial de criação do próprio emprego, negócio ou empresa, no âmbito do Projeto APREENDER 3.0 - Desenvolver Atitudes Empreendedoras, copromovido copromovido pela PortusPark, Fundação AEP e CEC/CCIC, e cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Este “Call for Ideias” tem como objetivo a mobilização de empreendedores e a seleção de projetos com maior potencial visando a sua capacitação empresarial para o desenvolvimento e transformação de ideias, elaboração e implementação do plano de negócios de projetos pré-empresariais, em fase de ideia de negócio (ainda sem empresa constituída).

Assim, caso tenha uma ideia, candidata-se e nós ajudamo-lo a desenvolver o seu projeto e a sua empresa.

Neste momento estão a decorrer as sessões de Capacitação relativas à 3ª Call For Ideas.

Para mais informações consulte abaixo as Perguntas e Respostas.

 

Perguntas & Respostas:

Quem se pode candidatar?

Promotores de projetos pré-empresariais de empreendedorismo em fase de ideia de negócio (i.e. sem empresa constituída), propostos por até 3 promotores /empreendedores, com sede na Região Norte ou Centro de Portugal.

Que tipologias de projetos podem ser submetidos?

Podem ser submetidos projetos em diferentes manifestações empreendedoras, desde projetos de criação do próprio emprego, à criação de pequenos negócios, de empresas criativas, inovadoras ou de base tecnológica.

Como serão selecionados os projetos?

Os projetos serão selecionados em duas fases. Será realizada uma primeira pré-seleção, a partir da avaliação da informação submetida na candidatura, cujos promotores serão convidados a fazer a sua apresentação em sessões presenciais, perante um painel de jurados, a partir das quais resultará a Seleção Final de projetos que integrarão o programa de capacitação e Desenvolvimento e Follow Up de Negócios do projeto APREENDER 3.0.

O que ganham ou que benefícios terão os promotores selecionados?

Os promotores selecionados integrarão o programa de capacitação Desenvolvimento e Follow Up de Negócios do projeto APREENDER 3.0, dinamizado pela PortusPark, pela Fundação AEP e pelo CEC/CCIC, em que disporão de acompanhamento gratuito, direto e personalizado no desenvolvimento da sua ideia e na sua transformação em negócios /empresa, podendo ainda beneficiar da elaboração gratuita do plano de negócios, de incubação virtual e/ou física, do acompanhamento de senior mentoring através de tutores e mentores pertencentes à Rede de Aconselhamento e Apoio Empresarial, e da participação em mesas de investimento ou sessões de networking empresarial.

O Projeto APREENDER 3.0 apoia financeiramente os projetos selecionados no Call for Ideas?

O Projeto APREENDER 3.0 não apoia financeira ou monetariamente os projetos ou os seus promotores /empreendedores, nem investe /aporta capital nos projetos empresariais ou nas empresas originadas /criadas na sequência dos processos de capacitação. No entanto, o programa capacitará os empreendedores para melhorarem as suas estratégias de captação de investimento e capital para os seus projetos, e procurará estabelecer interações com potenciais investidores (capital de risco, business angels), no quadro das sessões de capacitação e das atividades do Projeto APREENDER 3.0, como referenciado no ponto anterior.

Um promotor que beneficie de apoios (financeiros) no âmbito de outros programas pode-se candidatar ao Call for Ideas do Projeto APREENDER 3.0?

Os promotores poderão candidatar-se e participar no subsequente programa de capacitação e Desenvolvimento e Follow Up de Negócios, obtendo capacitação e apoio imaterial (i.e. não financeiro nem monetário) através do APREENDER 3.0, podendo complementar com outros programas e apoios (financeiros), desde que não tenha ainda constituído a empresa, e que os apoios financeiros de que porventura sejam beneficiários não sejam destinados para a mesma finalidade.

 
 

 

 
 
^