?

?

?

 

Mentoring e Aconselhamento Empresarial

Esta atividade consiste num programa que pretende beneficiar da experiência acumulada e insubstituível dum conjunto de empresários, peritos, tecnológicos e outros profissionais, que integram uma bolsa de Mentores e Conselheiros disponíveis para o aconselhamento a novos empresários e empreendedores.

Esta atividade disponibiliza um serviço de deteção, informação base e reencaminhamento para áreas em especialidades nos serviços às empresas, aos projetos empresariais e às empresa nascentes, permitindo numa fase ainda embrionária guiar os empreendedores para a satisfação das suas necessidades. Nesta atividade serão apoiados por especialistas nas áreas específicas ou reencaminhados para o mercado ou entidades correspondentes para satisfação das suas necessidades de apoio.

Complementarmente, com a Rede de Mentoria e Aconselhamento Empresarial, apresenta-se uma bolsa de reconhecidos empresários e outros profissionais, com uma vasta experiência de gestão e atividade empresarial, e que dispõem do seu tempo, conhecimento, e experiência em favor do aconselhamento de empreendedores e novos empresários, em etapa inicial e que necessitam de um acompanhamento e de um aconselhamento em matérias de gestão, direção de empresas, negócios, gestão de recursos humanos, estratégia, e outras áreas de interesse e de competências disponibilizadas aos empreendedores.

Com esta atividade pretende-se assim suprir uma lacuna muitas vezes sentida pelos empreendedores de um acompanhamento contínuo e próximo sobre temas que a experiência acumulada de anos de atividade pode ajudar a colmatar em iniciativas jovens.

 

Mentores

Adriano Fidalgo

Adriano Fidalgo

CEO da empresa Astrolábio Orientação e Estratégia, S. A..
Licenciado em Gestão de Empresas e em Relações Internacionais; pós-graduado em Estudos Europeus - Ramo Económicas; Relações Internacionais Económicas e Sociais Internacionais e Executive MBA e Doutorando em Estudos Europeus na UCP.
Docente do Ensino Superior, desempenhou várias funções nas áreas Comercial e Marketing, tendo sido Diretor da Área Comercial da CIMPOR e Diretor Geral da Pamésa Consultores. Presta ainda serviços de consultoria e formação em Análise Estratégica, Gestão de Marketing, Gestão Comercial, Internacionalização e Controlo de Gestão.

 
António Trigo de Morais

António Trigo de Morais

Licenciado em Engenharia Mecânica, com um MBA pela EGP (atual Porto Business School) e também Auditor Defesa Nacional pelo IDN.
Iniciou a sua carreira como Analista de Sistemas IBM para Logística/Produção em grandes Empresas Industriais. Após esta experiência ingressou na SONAE DISTRIBUIÇÃO para implementar um projeto de Custeio da Supply Chain.
Posteriormente, foi durante vários anos Diretor Nacional de Operações Logísticas e também Diretor Coordenador da Central de Compras.
Nos últimos 20 anos dedicou-se à Auditoria e Consultoria a Empresas nos sectores Farmacêutico, Logística, Automóvel, Químico e Ourivesaria/Relojoaria.
Também exerce atividades de Mentor (Cohitec), Perito (Portugal Venture) e Docente no ISCAP.
Nos últimos 5 anos desenvolveu variados trabalhos de aplicação das metodologias LEAN para várias Empresas de Industria, Comércio e Serviços.

 
Carlos Martins

Carlos Martins

É licenciado em Gestão e Administração Pública pela U.T.L, tem uma Pós-Graduação em Marketing Internacional pela U. Católica Portuguesa, um Mestrado (M.B.A.) pelo Instituto Superior de Gestão, e efectuou o programa de Doutoramento na U. de Salamanca (componente lectiva). Actualmente encontra-se no programa de doutoramento da Universidade Lusíada - Lisboa.
Foi docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no I.S.B.B (Coimbra), no MBA do IESF, e em Pós Graduações (IPAM, ISMTorga e IEP/FEUP). É desde 1993 docente da Universidade Lusíada do Porto. Desenvolveu programas de formação e consultoria para empresas (ABB, HOVIONE, LASSEN, SOLIDAL, MAXIT Group, AMORIM Industria, SONANGOL Gás Natural, Endoclab SA (Labco Diagnostics Network - Fr), MarqueTdi Tecnologias de Codificação SA (Domino Printing Sciences plc - UK).na área do Marketing e da Estratégia Empresarial em várias entidades: A.E.P., I.E.P., Espaço Atlântico, CEARTE, CEVALOR, C.E.C., Fundação I.P.P., TECMINHO, Assoc. Empresariais da Madeira e Açores, entre outras. É conferencista e fundador da C.M.Consulting Office.

 
Clara Vieira

Clara Vieira

Gestora formada pelo Instituto Superior de Gestão do Porto e recentemente pela Porto Business School.
Ocupou durante 25 anos cargos de Direcção Geral de Empresas Industriais do Ramo Têxtil, no exercício da quais desempenhou funções de liderança e de coliderança em diversos departamentos.
Comercial como responsável pela carteira de clientes estrangeiros, europeus e em especial do mercado escandinavo; no estabelecimento de parcerias com França, Inglaterra, EUA: para distribuição no Oriente (China e Vietnam) e produção em Marrocos/Tunísia; na conceção de produto com vista à orientação para produção industrial, assessoria à produção na verificação de processos, layout, controlo de custos e afetação de recursos; na gestão de qualidade e na contratação, coordenação e dinamização da equipa de chefias intermédias.
Na Gestão Imobiliária: acompanhamento da conceção, aprovação, construção e licenciamento de obras indústrias e particulares.
Gerente da Gestluz, Consultores.

 
Elza Neto

Elza Neto

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com frequência em Paris do Mestrado em Marketing Internacional e Economia e Prospetiva.
Docente de Gestão e Micro Economia no ITFI e em França, durante 15 anos, na Universidade de Paris Sorbonne, tendo lecionado a disciplina de Economia Portuguesa Contemporânea.
Responsável em França durante 20 anos pela promoção das exportações portuguesas de variados sectores de atividade e ainda pelas ações de captação de investimento estrangeiro, na representação comercial do ICEP em Paris.
Atualmente, consultora de ligação no CESAE para projetos de apoio às PMEs e consultora / formadora especializada em Internacionalização e Marketing Internacional.

 
José Carlos Coutinho

José Carlos Coutinho

Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade do Porto, possui formação complementar em Gestão de Empresas pela Universidade Católica do Porto. Tem uma carreira profissional diversificada com desempenho de funções de Administração, Direção Geral e de Direção Técnica, nos sectores industrial, serviços e organizações sem fins lucrativos. Iniciou a sua atividade na indústria, tendo sido Diretor Industrial numa empresa têxtil e Diretor de Manutenção na empresa Longa Vida. Trabalhou 19 anos na AEP - Associação Empresarial de Portugal, ao longo dos quais, foi o responsável pelo arranque e gestão operacional do Europarque - Centro Económico e Cultural, criou e foi Diretor Geral de uma unidade de negócio do universo AEP prestadora de serviços para feiras e congressos, foi Administrador Executivo da área patrimonial da AEP, e foi Diretor Geral da Exponor - Feira Internacional do Porto. Em representação da AEP foi ainda Presidente da APFC - Associação Portuguesa de Feiras e Congressos, membro do Board of Directors da UFI - Union de Foires Internationales, e Director da ATP - Associação de Turismo do Porto. Paralelamente, dedicou uma atenção especial à temática da manutenção de instalações e equipamentos, envolvendo-se na gestão da APMI - Associação Portuguesa de Manutenção Industrial onde desempenha o cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Atualmente, é Diretor Geral da Área de Feiras Congressos e Eventos na empresa Invesbraga - Agência para a Dinamização Económica E.M.

 
José Milheiro de Oliveira Barbosa

José Milheiro de Oliveira Barbosa

Licenciado em Economia pela Universidade do Porto.
Docente no ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão e na Faculdade de Economia do Porto, como Assistente.
Analista de Sistemas e Docente na Companhia IBM Portuguesa. Diretor Geral no Conselho - Gestão e Investimentos, Sarl (grupo BPA).
Administrador em representação do BPA na SiloAuto - Companhia dos Parques de Estacionamento, Sarl e Sociedade de Construções William Graham, Sarl. Administrador na Companhia de Moagens Harmonia, S.A e na AGII - Atlântico, Gestão e Investimento Imobiliário, S.A. (grupo BPA).
Consultor externo em diversas organizações nas áreas Financeira, Informática, Estratégia e Organização.
Secretário-Geral da SHARE - Associação para a Partilha do Conhecimento desde 2006, associação sem fins lucrativos.
Voluntário junto de diversas Faculdades em ações promovidas pela Share, abordando as temáticas de Empregabilidade, Gestão de Carreiras, Soft Skills, Empreendedorismo. Mentor de projetos curriculares e de startups e Palestrante em diversos eventos.
Membro de diversos Conselhos Fiscais, desde 2009. ROC Executor em diversos clientes até 31 de Dezembro de 2014 (inscrição suspensa voluntariamente).

 
Manuel Biltes

Manuel Biltes

Licenciado em Economia pela FEP - Universidade do Porto, possui o MBA Comércio Internacional pelo IEP/ESADE.
Foi Assessor de Administração (1981) e da Secretaria de Estado do Fomento Cooperativo (1983/86). Foi Docente universitário na FEP (1986/89).
Ingressa na AEP - Associação Empresarial de Portugal, como Gestor Marketing na EXPONOR, e posteriormente assume a função de Gestor de Clientes no EUROPARQUE. De seguida foi nomeado Delegado da AEP em Macau.
Desde 1988, elabora e gere projetos de formação - ação para a Internacionalização de empresas, é Gestor para o mercado norte-americano, Gestor de Formação para as áreas de Estratégia, Gestão e Internacionalização e integra a equipa de gestão do Programa de Formação - Ação do PME (2008 /2013).
Atualmente é Consultor no Programa Portugal Sou Eu.

 
Manuel de Sousa

Manuel de Sousa

Licenciado em Ciências Históricas, fez formação posterior em Advanced Studies in Trade Fair Management na Universität zu Köln e frequentou o Master of Arts in Business Communication and Public Relations na European University. Mais recentemente concluiu uma Pós-graduação em Marketing Digital no IPAM e o Mestrado em Turismo na Universidade do Porto.
Em termos profissionais, foi Key Account Manager na Duracell e na Cadbury Schweppes, Analista de Distribuição na Vasp, Communications Manager na Texas Instruments e Diretor de Marketing e Comunicação da Exponor.
Posteriormente, foi Consultor e Formador na área do Turismo em várias entidades/empresas e atualmente colabora como Communications Manager na Livraria Lello.

 
Maria da Saúde Inácio

Maria da Saúde Inácio

Licenciada em Economia, pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Possui uma especialização em Gestão de Recursos Humanos. Fez um MBA, na Universidade Fernando Pessoa, a que se seguiu o Mestrado em Ciências Empresariais, com tese sobre Gestão de Competências. Assumiu ao longo de vários anos funções de direção e gestão de projetos na AEP-Associação Empresarial de Portugal. Tem dedicado a sua carreira de cerca de 25 anos à gestão de equipas e de projetos, ao diagnóstico e conceção de programas, ao desenvolvimento de parcerias e à qualificação das pessoas e das organizações. Desenvolveu e participou em vários programas de apoio ao empreendedorismo e á criação de novos negócios.
Atualmente dedica-se a programas de capacitação das organizações, incluindo na fase de lançamento de novos negócios e/ou novos projetos.

 
Natália Garcia

Natália Garcia

Analista financeira e coordenadora de projetos de investimentos durante 14 anos em Empresa Multinacional.
Tem desenvolvido a atividade de consultora, formadora e aconselhamento nos últimos 11 anos, principalmente em PME´s. Nas empresas intervem nas áreas de RH, coaching, certificação, consultoria na área da gestão e de preparação para a sucessão.
Colabora permanentemente com vários organismos e Associações Empresariais no âmbito de programas de investimento e formação.
Curso Superior de Gestão.
Pós-Graduação em Estudos Europeus na dominante Económica.

 
Vergílio Folhadela

Vergílio Folhadela

Vergílio Folhadela é consultor e administrador de empresas.
Licenciado em Engenharia Químico-Industrial pela Universidade do Porto, frequentou ações de formação da London Business School e da Stanford University e foi docente convidado da Faculdade de Engenharia do Porto, de 1970 a 1989.
Desde 1974 foi responsável por várias empresas e sectores do Grupo RAR e, designadamente, foi administrador da RAR – Sociedade de Controle (Holding) S.A. (1984 a 2009) e presidente da Colep (2001 a 2009).
Atualmente é administrador da SIEL, SGPS, SA, acionista única da RAR (Holding), empresa de que é consultor.
É membro do Conselho de Administração da Fundação AEP.

 

Eventos

Novas Ideias Novos Negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras | Coimbra

Novas Ideias Novos Negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras | Coimbra

2017-06-28

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras"  realiza-se no dia 28 de junho, no Centro de Formação Profissional da Pedrulha, Coimbra.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Ermesinde

Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Ermesinde

2017-06-27

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Como Começar um Negócio do Zero" decorreu no dia 27 de junho, no auditório da Junta de Freguesia de Ermesinde em Ermesinde.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras | Coimbra

Novas Ideias Novos Negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras | Coimbra

2017-06-01

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras" decorreu no dia 01 de junho, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Gondomar

Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Gondomar

2017-05-26

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Como Começar um Negócio do Zero" decorreu no dia 26 de maio, no Multiusos de Gondomar em Gondomar.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Oliveira de Azeméis

Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Oliveira de Azeméis

2017-05-16

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Como Começar um Negócio do Zero" decorreu no dia 16 de maio, na ADRITEM em Cesar, Oliveira de Azeméis.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras | Coimbra

Novas Ideias Novos Negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras | Coimbra

2017-04-28

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras" decorreu no dia 28 de abril, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sala Keynes.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Amarante

Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Amarante

2017-04-11

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Como Começar um Negócio do Zero" decorreu no dia 11 de abril, no Instituto Empresarial do Tâmega – Tâmega Park em Amarante.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Gondomar

Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Gondomar

2017-03-28

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Como Começar um Negócio do Zero" decorreu no dia 28 de março, na CINDOR em Gondomar.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | S. Maria da Feira

Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | S. Maria da Feira

2017-03-16

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Como Começar um Negócio do Zero" decorreu no dia 16 de março, no Europarque em Santa Maria da Feira.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Vila Nova de Famalicão

Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Vila Nova de Famalicão

2017-03-08

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Como Começar um Negócio do Zero" decorreu no dia 8 de março, na Universidade Lusíada do Norte em Vila Nova de Famalicão.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Penafiel

Novas Ideias Novos Negócios: Como Começar um Negócio do Zero | Penafiel

2017-03-07

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Como Começar um Negócio do Zero" decorreu no dia 7 de março, no Auditório do Museu Municipal de Penafiel em Penafiel.

Ver mais »
Novas Ideias Novos Negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras | Aveiro

Novas Ideias Novos Negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras | Aveiro

2017-02-17

Este seminário "Novas Ideias, Novos negócios: Desenvolver Atitudes Empreendedoras" decorreu no dia 17 de fevereiro às 14h30, no Centro de Congressos de Aveiro.

Ver mais »
^